Culinária japonesa
Que tal uma comida Japonesa ? O que ????? Você nunca comeu ??Já sei... ficou com medo de se enrolar com os palitinhos e fazer uma enorme vergonha entre os amigos!
Então click abaixo e pois certamente você vai se supreender com novidades que estão por ai.
Houve um época em que comer comida japonesa era sinônimo de programa de burguês. Isso já era.
Foi-se o tempo em que, devido a pouca variedade de restaurantes, era necessário ir até o bairro conhecido por cultivar tradições japonesas e abrigar vários moradores asiáticos. Nesses locais os cardápios eram escritos em ideogramas japoneses e 90% dos frequentadores não falavam português. Os pratos eram somente a la carte, sem festivais e rodízios.
Além disso, seu conhecimento em manusear hashis era uma obrigação. Pedir talheres era mais feio do que colocar ketchup no macarrão da nona.
As coisas mudaram. Pra melhor.
A comida oriental tornou-se uma refeição muito popular no Brasil. Não só a nipônica, mas também a chinesa e a tailandesa. Assim, junto com a fama da culinária desses países no Brasil, vieram centenas de restaurantes. Quem ganhou com isso foi o consumidor. A concorrência obrigou os restaurantes a investirem em qualidade, variedade, atendimento e preços.
O boom da culinária japonesa também possibilitou o surgimento de
pratos mais contemporâneos, como o cream cheese, hot rolls e molho
teriaki. Há quem julgue isso um crime com a tradição milenar, mas temos
de concordar que esses restaurantes e temakerias ocuparam um espaço que
poderia ser do fast-food junk. Melhor um temaki com cream cheese e tabasco do que um x-burguer com maionese e bacon.Quer gostar de comida japonesa? Então acompanhe essas dicas:
Pouco shoyu!
Quem nunca viu a galera que praticamente afoga a comida na piscina de shoyu?Tá tudo errado.
Shoyu é como sal na comida. Se você coloca de mais, mata o sabor dos outros ingredientes e deixa tudo com o mesmo gosto. Além de fazer mal em excesso.
Se você bebe mais líquido do que o normal quando faz uma refeição no restaurante japonês, provavelmente está exagerando no shoyu e detonando com seu paladar. Não é a toa que alguns rodízios cobram R$4 em refrigerante. Eles sabem desse péssimo hábito do brasileiro de entupir a comida de sal e tiram proveito disso.
Coma em restaurante tradicional
Comida japonesa não é só sushi, sashimi e niguiris. Isso é só 10% do que a culinária nipônica oferece. Portanto, pesquise. Pergunte para aquele amigo japa que passou direto em medicina na universidade federal qual restaurante ele vai com a família nos finais de semana.Conheça o ambiente do local
Cuidado com rodízios muito baratos e em lugares desconhecidos.É tradição dos restaurantes japoneses deixar o peixe à mostra no sushi bar. Isso não é a toa. Cheque a cor do peixe antes de se posicionar para a refeição. Se achar a qualidade duvidosa, saia do local.
Ah, outra informação importante. O wasabi não é só um temperinho maneiro que arde a boca. Ele é também uma planta medicinal e antídoto para envenenamentos, por isso é servido com o peixe cru desde as épocas mais remotas no Japão. Ele era o responsável por evitar contaminação caso o peixe não estivesse fresco.
fonte: http://papodehomem.com.br/aprenda-a-gostar-de-culinaria-japonesa/

