Ranking das Escolas no Brasil

Qualidade de uma escola que se estuda ou que se vai estudar é um fator muito importante. Muitas pessoas não observam esse detalhe e acabam prejudicando seu aprendizado ou o aprendizado de seus filhos. É evidente que alguns fatores acabam muitas vezes contribuindo para que se estude
 num local que não é ideal, como por exemplo distancia e passagem, porém fica aqui algumas dicas de  aspectos que devem ser considerados ao se escolher uma escola ou um curso que se pretende estudar.


1 - Estrutura física da Escola ou do curso: A escola ou o curso tem um bom local para se estudar ? tem escada? as escadas tem corremão? os ambientes são bem iluminados e ventilados? é fácil identificar a sala da diretora, dos professores, da administração, a biblioteca, a sala de informática, os banheiros e as salas de aula? o piso é antiderrapante? chove dentro da escola ou das salas de aula?  tem muros ? são altos? tem janelas? possuem grades? Os ambientes estão adequados para receber pessoas com cadeiras de rodas ou outros tipos de deficiencia física? e etc;


2 - Segurança: Quantas entradas e saídas tem a escola ou o curso? Há seguranças nesses locais? Há algum segurança ou inspetor que ronde pelos ambientes de estudo? É fácil identificar quem trabalha fazendo esse serviço? Há cameras por todos os ambientes da escola ou do curso? As cameras filmam e gravam? O sistema de alarme funciona? Em caso de incendio é facil sair da escola? Há hidrante ou extintor de incêndio? São de fácil acesso? Há sinalização de entrada e saída?


3 - As salas de aula: São bem iluminadas e ventiladas? as cadeiras, as mesas e a sala são limpas? As cadeiras são confortáveis? Como é o quadro das salas? Há datashow na sala? tem tv? Há computador na sala? Há quadro de aviso? A sala é espaçosa? Como é a distribuição das cadeiras? Como é a acússtica das salas?


4 - A Equipe pedagógica: Tem diretor? Quantos? Há pedagogo? Há coordenador pedagógico? Há psicologo ou psicopedagogo? Há orientador pedagógico? Há bibliotecários? Há todos os professores de todas as disciplinas? Todos esses profissionais são formados nessas áreas ou são estágiarios ou foram desviados de sua função original?


5 - Os professores: Quem são eles e qual disciplina administra? Qual a sua formação? Que cursos de atualização fez ou faz? Quanto tempo se dedica a esta unidade de ensino? Utiliza algum equipamento pedagógico além do quadro?  Quantas avaliações realiza? Está atualizado quanto ao conteúdo de sua materia?

A lista que coloquei acima cabe muito mais elementos, citei alguns que considero importantes. O link abaixo é um endereço que o Jornal da Folha de São Paulo disponibiliza para se ter uma idéia da qualidade da educação em várias escolas do país.

É importante destacar que esse endereço NÃO utiliza os critérios acima citados para qualificar as escolas mas as avaliações que o MEC aplica as escolas. Dê uma olhada na sua escola e procure observar se os aspectos acima descritos se encaixam com o seu curso ou escola.

Bons estudos!

http://www1.folha.uol.com.br/especial/2011/guiadasescolas/

Postagens mais visitadas deste blog

Revolução Russa - Parte 2

Culinária japonesa